loading
Ferreira do Zêzere Tomar Vila Nova da Barquinha Ourém Torres Novas Alcalena Vila Velha de Rodão Castelo Branco Idanha-a-Nova Penamacor Azambuja Rio Maior Cartaxo Santarém Mora Ponte de Sor Avis Fronteira Gavião Alter do Chão Vila de Rei Mação Proença-a-Nova Sertã Oleiros Sardoal Abrantes Constância
Quem somos?
A ADIRN é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos que tem por objeto a promoção, apoio e realização de um aproveitamento mais racional das potencialidades endógenas dos concelhos que integram a sua área de atuação, por sua iniciativa ou em colaboração com organismos ou serviços oficiais ou privados, nacionais, estrangeiros ou internacionais, tendo em vista o desenvolvimento rural e a melhoria de vida das populações.

A estratégia local de desenvolvimento deverá assentar num reforço da identidade territorial do Ribatejo Norte.
Área de Intervenção
Este território insere-se no Ribatejo Norte e é constituído por seis concelhos: Alcanena, Ferreira do Zêzere, Tomar, Torres Novas, Ourém e Vila Nova da Barquinha.

O Ribatejo Norte é uma região marcada por uma grande diversidade ao nível do património cultural e ambiental.

Caracteriza-se como sendo um território relativamente heterogéneo em termos de atratividade populacional, resultado dos diferentes níveis de qualidade de vida oferecido nos diversos concelhos e dos efeitos resultantes da proximidade a alguns dos principais polos urbanos e empresariais da região centro.
Área de Intervenção
Delimitado pelo rio Zêzere e pelo Tejo, esta região possui um dos maiores lagos artificiais deste país, a barragem de Castelo de Bode, que confere uma paisagem única e invulgar ao território. A nível de paisagem natural destaca-se ainda, no meio Tejo, o Castelo/Ilha de Almourol.

É um território repleto de história e de testemunhos arquitetónicos do viver das gentes, de entre os quais não se pode deixar de referir como exemplo a extrema religiosidade que circunda em torno de Fátima com o seu Santuário Mariano, ou de Ourém, que nos transporta no tempo para as lendas de cristãos e mouros.
Área de Intervenção
Não podemos deixar de referir também a cidade de Tomar, famosa pela sua janela manuelina do Convento de Cristo, obra máxima de arquitetura religiosa e militar da época dos Templários.
Objetivos Estratégicos
  • Estruturar o Ribatejo Norte para que se torne um destino de referência, competitivo e sustentável ao nível do turismo cultural, paisagístico, aventura, natureza, gastronomia e enoturismo;

  • Associar os produtos locais e artesanato a uma imagem de marca criando uma identificação com o território;

  • Melhorar a qualidade de vida e o bem-estar social;

  • Garantir a sustentabilidade dos recursos endógenos do território;

  • Qualificar os recursos humanos.
Objetivos Estratégicos
A fim de alcançar estes objetivos aposta-se numa política de desenvolvimento que vise:

  • O reforço da identidade cultural ao nível das referências do turismo cultural, marcadas pela Ordem dos Templários com o seu expoente máximo em Tomar e em Vila Nova da Barquinha;

  • O desenvolvimento e diversificação das intervenções ao nível do turismo de aventura já com grandes tradições nesta região;
Objetivos Estratégicos
  • A demarcação da identidade territorial associada aos produtos locais e artesanato genuínos que se devem tornar verdadeiros embaixadores da região nos locais onde estão a ser comercializados e/ou consumidos;


  • A proteção do ambiente e da qualidade de vida, garantido a sustentabilidade e o gosto de residir neste território, proporcionando assim condições para a fixação da população e o seu bem-estar.
Missão
Promoção, dinamização e cooperação para o desenvolvimento territorial.
Contactos
Alameda Um de Março - Centro Comercial Templários - 3º andar
2300 431 Tomar – Portugal

Tel.:
249 310040/8

Fax: 249 310049

Email: adirn@adirn.pt
Caracterização Socioeconómica
O Ribatejo Norte é denominado pela Zona de Intervenção da ADIRN e encontra-se integrado na Região centro, apresentando, no entanto, forte relacionamento funcional e económico com a Grande Região de Lisboa.

Este território ocupa uma área de cerca de 1223 km2, o que representa 1,3 % do território nacional e 4,3% da área total da região NUTS II Centro.

Fazem parte do Ribatejo Norte os concelhos de Alcanena, Ferreira do Zêzere, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Ourém.
Photos Videos

Informações Úteis